domingo, 23 de agosto de 2020

2783 a FINAL de 2020

Antologia Todos os Poemas

Valdeck Almeida de Jesus

Parte 23

 

Versões atualizadas e outras nem tanto


Pois é. O tempo passa, e não passa, é apenas impressão, ou ilusão de. Ele gira, faz curvas, faz e refaz o caminho várias vezes, repete passos, desfaz passos, e nos coloca, sempre, no mesmo ponto de onde podemos retomar ou mudar a direção. Em formato espiralado, o tempo nos permite ver passado, presente e futuro sem sair do lugar, como em uma sala de vários espelhos em labirinto, onde vemos partes, estilhaços, recortes que, somados, formam um mosaico, e também formam uma imagem inteira... Em cada catar de milho (datilografar com um dedo apenas), vamos, também, fazendo caminhos que nos levam a lugar nenhum ou a todos os destinos. Agora, com várias cartas na mesa e na manga, já se pode representar sem ser apresentado, sem ser indicado, sem ser levado pela mão. Temos faca e queijo na mão, e todo o tempo do mundo para fatiar a iguaria e degustar, ao balanço de uma rede e o afago da brisa. Eis a vida, a rota e o mapa.







 

Sou um urso que nasceu
no Pólo Norte
   e vive no Pólo Sul.

Me dou bem

em ambos os pólos.

Portanto,

sou um Urso (bi)Polar

VAJ, 25.04.2020






Febre alta, tosse e dor de cabeça?

 

Chame a funerária. Servimos café   preto, biscoito póca zói e carotinho.

 

O mais importante já fizemos:

Lavamos as mãos.

 

COVEIRO FEDERAL. PÁRIA ARMADA

BRASIL

 

 

 

 

 

 

 


 

“O Brasil tem prejuízos bilionários com tantos Feriadões”. (jornal A)

 

“Empresários calculam prejuízos com cancelamento de festas juninas nos feriadões”. (jornal B)

 

Cada um vê o que quer ver, o que mais lhe convém!

VAJ, 12 de abril de 2020

 

 

 


 

Vírus Mascarado

 

Todo fim de semana

Todo Dia Santo

Todo Santo Dia

Manchete fria

Mascarando

Mistificando

“Homens Mascarados

invadem residência

e matam casal,

e matam jovens

e matam rapazes

e matam homens”

Jornalistas sabem

o povo sabe.

O Vírus Mata,

a bala, mas não abala...

Já é normal morrer assim.

O vírus sabe a cor

de quem vai ter esse fim...

Não investigam,

mas a sentença é dada

“Usavam drogas”

Como uma senha

pra justificar...

 

10 de abril de 2020


 

Debatir

Eu me debato no debate

Debater, De Bater

Debatido, De Batido

De Batidas Palavras

Ideias, Utopias Horizont(ais)

E o tempo come meus pés

E o debate me corroí

E o tempo refaz o mundo

 

VAJ, 09.04.2020

 

 

 

 

 

 

57 milhões de infectados

 

no Brasil pelo

 

Jumentona Vírus

 

VAJ - 08.04.2020

 

 

 

 

 

 


 

Já dizia o provérbio

 "Todos somos iguais,
perante o vírus"


Galinus Pulandi, 03.04.20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu não vou passar muito tempo na Terra

Em cima da Terra

Embaixo da Terra

Vou criar raízes

Rachar o chão

Crescer tronco

Nascer galhos

Flores, Frutos

Sementes...

Me espalhar.

 

VAJ, 30.03.2020

 

 

 

 

 

 


 

"El gran filosofo Dr. Dinero Cambia Todo,
   ya hizo una previsón: "La plata primero,
despues puede joder el trasero"

VAJ, 30.03.2020

 

 

 

 

 

 

Saudade Mortal
    
Corona Vírus mandou lembrança...

Disse que nunca mais te viu na rua...


VAJ 30.03.2020

 

 

 

 

 

 

A mulher do álcool que não acredita em Deus se chama:

 

Alca atéia ou Alcatéia

 

 

VAJ, 22.03.2020

 

 

 

 

 

"Por motivo de segurança os mascarados não tiram as máscaras".

 

VAJ, 19.03.2020


 

"Não morri na Quarentena. Estou meio da Cinquentena. Será que chego na Sessentena?_

 

VAJ, 19.03.2020

 

 

 

 

 

 

"Em relação ao Corona Vírus você está fazendo sua parte ou está lavando as mãos?"

 

VAJ, 19.03.2020

 

 

 

 

 

 

Pessoa folgada espirra e bufa ao mesmo tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mente vazia, oficina do poeta....

 

 

 

 

 

 

Máscara não esconde cara de pau

 

 

 


 

"Sexo Delivery: chama no PV o AI FUDE"

 

VAJ, 14.03.2020

 

 

 

 

 

 

 

 

Você sabe o que os lobos disseram quando chegou à floresta um sósia do Menino Lobo?

 

- Não é Mogli não.

 

VAJ, 22.03.2020

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Vírus Quadrilha

João não sabia e contaminou Teresa que também não sabia e contaminou Raimundo
que sabia, mas foi irresponsável e contaminou Maria que não acreditava e contaminou Joaquim que achou que era super-herói e contaminou Lili
que interrompeu o fluxo e não contaminou ninguém.
João foi pra os Estados Unidos e contaminou mais gente, foi preso; Teresa para o convento, ficou enclausurada e não passou adiante.
Raimundo morreu de complicações respiratórias, Maria ficou espalhando o vírus até ser identificada, condenada e presa, se curou do egoísmo.
Joaquim suicidou-se e Lili foi curada pela vacina, casou com J. Pinto Fernandes
que não sabia da história e foram felizes para sempre.

 

Salvador, 18 de março de 2020

(Paródia do poema “Quadrilha”, de Drummond)

 

 

 

 

 

"Efeito Corona Vírus: genocídios, subornos, queimadas, racismos, lgbtfobias etc seguem. E todos lavando as mãos".

VAJ, 12.03.2020

 

 

 

 

"A terra é plana e tem quatro cantos. Se fosse redonda teria quatro curvas".

 

VAJ, 11.03.2020


 

A poesia está nos olhos de quem lê

A poesia está nos olhos de quem vê

A poesia está nos traços de quem grafite

A poesia está nas imagens de quem fotografia

A poesia está em tudo de quem circo

A poesia está nas linhas de quem paisagem

A poesia está no balanço de quem mar

A poesia está nas asas de quem ave

A poesia está nos ouvidos de quem ouve

A poesia está nos lábios de quem lê para que não vê nem lê

A poesia está nas vibrações de quem não ouve, mas sente

A poesia está os movimentos de quem dança

A poesia está nas pinceladas de quem pinta

A poesia está nos dedos de quem braile

A poesia está nos gestos de quem libras

A poesia está em tudo de quem imaginação

 

Salvador, 08 de março de 2020

 

 

 

 

 

 

"Uber a Pé. No meu aplicativo, você anda a pé e me paga por isso, passo a passo!"

VAJ, 01.03.2020

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Fome de afetos,

se come;

Momentos fugazes,

se fotografa.

Sentimentos íntimos,

se divulga.

Desejos, sonhos,

idealizações,

tempo Imaterial,

passado passando,

pena capital,

tudo se embala,

tudo se capta,

tudo se embola,

tudo se engana...

Esta é a pena,

esta é a sina,

o destino final.

Está aí o comércio,

a consumir o sonho,

capitalizado,

pelo mercado...

 

Vitória da Conquista, 22.02.2020

 

 

 

 

 

 

Aqui Jaz um poeta.

Morreu de tédio.

Não viu a vida passar.

VAJ, 24.02.2020

 

 


 

De Marcos Paulo Silva e Valdeck Almeida de Jesus

Fenris Fenrir

 

As desgraças se amontoam por todos os lados

Como um vírus se propaga em cada ação do Estado

Amazônia queima e os indígenas perdem seus lugares sagrados

Os oceanos são poluídos e os campos devastados.

A educação forma os alienados.

E a justiça atua contra os injustiçados.

 

Tempos horríveis de corações torturados

Bocas amordaçadas e sorrisos nefastos

Traumas profundos criando abismos amargos

Num tempo em que a toxidade do machismo

Poluiu a pureza do lago.

 

Centenas de espécies

Foram extintas

O que vocês chama de recurso

eu chamo de vida.

Não adiantara as preces

Matam a sua própria espécie

Extinguem a vida na terra

E caçam extras terrestres

Se houver mesmo nunca achariam

A vida em marte

Eles fugiriam antes que vocês

Peguem toda vida e mate

Te envenenam e televisa

Te impulsiona a terem visa

Parcele de quanto quiser

Temos o que você precisa













 

Sou reticências

Intraduzível

Sigo ao horizonte

Ando em círculo

Um verso infinito

 

 

12 de fevereiro de 2020








Eu vi um poema nos olhos do mar

E não me esqueci mais do extraordinário: a simplicidade da vida cotidiana.

Comi mais que meus olhos aguentavam e bebi toda a cerveja doce do oceano Atlântico Sul,

enquanto os passageiros desciam do barco "Foi Deus que Me Deu", e a maré subia, enxotando os banhistas da Ilha de Maré, Minha Senhora...

E eu me afoguei, empanturrado de queijo coalho e mel de abelha

E o mundo acordava e dormia a cada minuto, enganando os sentidos dos humanos comuns...

 

26 de janeiro de 2020

 

 

 

 

 

 

 


 

Fenris Fenrir

Vem me ferir com suas garras.

 

Vem me ressuscitar

Preciso crer na eternidade

Não essa no caos cósmico,

Mas a eternidade finita,

Gozando dos prazeres,

Das desgraças e das bondades,

Ainda em vida…

 

Me encontre, nesse caos mortal,

Me cure dessa praga do preconceito,

Me diz o que fazer, o que dizer,

Como me curar desse malfeito,

Como eu mesmo me aceito?

Vem, musa/muso,

Não me deixe confusa/confuso…

Preciso perder o medo de sobreviver,

Necessito passar a fronteira,

Preciso outas línguas entender…

Me ensina tua linguagem,

Me passa tua linhagem,

Quero ser um avatar,

Quero ser um significado

Esvaziado de qualquer rancor,

Me ama, vem me dar amor…

Fenris Fenrir,

Como viver sem me machucar,

Como viver sem me ferir?

Me dê a chave, a senha,

Me transforme em um desenho animado,

Me dê a chance de ser rascunhado,

De me refazer, me reciclar, me autodominar.

Deixe-me ser o que não é,

Me faça robô, miragem, utopia,

Me leva para longe da distopia…

Fenris Fenrir

 










 

Vontade de desaguar, nesses
olhos marinhos, ondas, enxurradas, aguaceiros..

 

 

 

 

Todo o negrume da noite me veste e me despe…

Na utopia, vivo sem ti…

 

 

 

"Quantos grandes poetas jamais foram publicados? E quantos ainda não serão?"

 

 

 

Não se leva nada. Nem se deixa nada. A vida e a morte comem tudo.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Dez Falecimentos

 

Não fale sobre

Não fale de

Não fale com

Não fale a respeito

Não fale da

Não fale do

Não fale dentro

Não fale fora

Não fale nada

Não fale

 

Parque Metropolitano de Pituaçu

03.01.2020

 

 

 

 

 

 

 

 


 

"Pechinchar

Com cisco a vista, dá pra chorar um pouquinho."

 

VAJ, 02.01.2020

 

 

 

 

 

Sempre tive um brilhante futuro pelas costas: incentivos pra ser o que eu não queria...

VAJ, 02.01.2020

 

 

 

 

 

 

Apoie alguém que não possa te recompensar.

Transborde.

VAJ, 01.01.2020

 

 

 

 

"Nessa ditadura instalada, quem você vai trair, quem você entrega pra salvar a própria pele?"

 

 

 


 

"O ano do jumento/asno, no horóscopo das Hienas, me revelou inimigos que se fingiam de amigos, e 'amigos' que são pior que os próprios inimigos declarados. Eu devo ter pecado muito para essas revelações. Espero a justiça em 2020 e que todos nós paguemos por nossas pragas e recebamos conforto interno por nossas palavras e sentimentos de paz espalhadas". Anônimo.

 

 

 

 


 

me nomeiam

me inventam

me mentem

me desconstroem

me invibilizam

me apagam

me assassinam

não me enterram

não me dão lápide

nem epitáfio

eu me auto nomeio

invento biografia

e deixo rastros de vida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sair da discussão em que o cachorro tenta morrer o próprio rabo... Parar de achar que tudo é sobre mim... Circular ideais, mas, também, tecer teias... E esperar que os frutos sejam colhidos por todxs, não necessariamente comigo na colheita... Autocrítica e pegar visão de várias fitas e tretas que não me acrescentam muito…

Cartagena, 11.12.2019

 

 

 

 

 

Não confio em bandido autorizado

Confio em bandido não autorizado

 

 

 

 


 

Poeta Reverso

(Marcos Paulo, Valdeck Almeida de Jesus, Juh França/Kuma França, Vanessa Coelho)

 

Os poetas da ALB estão ocupados

Os professores de literatura da UFBA estão ocupados

Os intelectuais de Salvador estão ocupados

Os professores estão ocupados

Os artistas não estão aqui

Eles não dialogam com a rua

Os verdadeiros artistas não são valorizados

Nós fazemos o trabalho e eles recebem os aplausos

As ruas estão ocupadas

por poetas desocupados

que fazem o trabalho

que deveria ser do Estado

reparando os erros que eles nos causaram

O nosso lugar é o asfalto

e no buzu eu grito alto:

um grito preto revoltado

 

(Saindo de um evento cultural, no Pelourinho, altas horas, um dia e um ano que pode ser todo dia e todo ano)

 

 

 


 

O Estado

O Bandido

A Bala "Perdida"

O Bandido Atira

O Estado Atira

O Bandido Mata

O Estado Mata

A Bala é "Perdida" e mata corpo preto

Ou é "Perdida" porque sai de arma não identificada

 

 

 

 

 


 

Escritas em Trânsito com Samarone Lima, Poesia e Ancestralidade - Fundação Cultural do Estado da Bahia 2019

Poemas criados:

 

Minha mãe é uma viagem

 

- Mãe, tudo bem?

- Tudo, graças a Deus.

- Volto logo, viu?

- Se divirta, meu filho, essa viagem é muito importante para você.

- Tá certo. Volto logo.

 

Voltei, e minha mãe viajou. Nunca mais voltou.

 

16 de outubro de 2019

 

 

 

Minha casa é fragmentada

 

Minha casa não é casa

nem apartamento

não é de adobe

nem de cimento

 

Minha casa tem:

 

Paredes de madeira

chão de barro

sem pia

nem endereço

 

Está em várias ruas

poucas memórias

sem móveis, nem histórias

 

Minha casa é alugada

é financiada

pelo tempo que puder pagar

 

16 de outubro de 2019

 

 

 

A primeira vez

que tive casa

foi aos 25 anos

A primeira casa

da família

fizemos com as próprias mãos

Foi Emocionante, Libertador!

 

16 de outubro de 2019

 

 

 

 

Saudades - primeira, segunda, terceira

 

A primeira vez que morri

meu pai foi enterrado

eu tinha dezesseis anos

Morri de saudades

 

A segunda vez que morri

minha mãe foi sepultada

eu tinha trinta e quatro anos

Morri de saudades

 

A terceira vez que morri

meu irmão se foi pra sempre

eu tinha cinquenta e dois anos

Morri de saudades

 

A quarta vez que morri

fui enterrado vivo com o Brasil

eu tinha cinquenta e dois anos

Não morri de saudades

 

17 de outubro de 2019


 

Desmemória

Sou excêntrico, espalhafatoso,

grito na rua, ando nu,

adoro debater em público,

não sou ciumento, nem como coentro,

como acarajés o ano inteiro

sendo sincero, não digo nada

o que penso sobre Deus escandaliza

já mijei na igreja

transei em gabinete de juiz

traí os melhores amigos

não tenho peso na consciência

só não deixo de viver

e vou repetir tudo o que fiz

 

17 de outubro de 2019

 

 

 

 

 

 

 


 

A cada oficina, exercito uns riscos. Estes foram durante a oficina

Escritas em Trânsito, da Fundação Cultural do Estado da Bahia - Funceb,

com a escritora

 

Micheliny Verunschk, dias 11, 12 e 13 de setembro de 2019.

 

 

Fiz umas 'traduções' e compartilhei com o poeta Alejandro Rodelo Caro,

de San Jacinto Bolívar (Colômbia), que me ajudou nos ajustes:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mosaico

 

 

Sou impressões alheias,

 

Imaginações,

 

projeções,

 

imaginários,

 

desejos,

 

deduções,

 

sonhos...

 

Construído por outros,

 

sem permissão,

 

não consentido,

 

sem cumplicidade,

 

sem autorização,

 

sem meu conhecimento.

 

Não sou espelho,

 

sou estilhaços...

 

 

Oficina Escritas em Trânsito

 

12 setembro 2019

 

 

 

 


 

Quero vocês:

Cada representação

Cada sonho

Idealização

Imaginação

Desejo

Planejamento

Utopia

Sexualidades

Demônios

Essencialidade

Individualidade

Tudo pra viver um sonho...


 

O mar não enche nunca

Cadeia Capital

 

Entrei compulsoriamente

em troca de casa, comida, uns trocados na conta.

Por bom comportamento pude dormir em casa e passar finais de semana livre...

Recebi progressão: redução de remuneração, corte de gratificação, diminuição de cobertura em plano de saúde, e garantia para não reclamar...

Recebi aumento de carga horária, corte de cafezinho, vigilância no horário de produção...

E posso sorrir e achar que está tudo bem...

A pena principal era de 35 anos de reclusão, ou sessenta de idade, o que cumprisse primeiro.

Na revisão a principal subiu para quarenta e a acessória para sessenta e cinco, com direito a liberdade quando cumprir as duas...

Ao final, salário pela metade, plano de saúde zero, sem gratificação nem lembrança do café, mas ainda poderei sorrir e agradecer...

 

E a pena será, realmente, capital...


 

Recita pra mim

 

Me acorde com um poema dedilhando minhas imperfeições,

Me faz de bloquinho de confidências, conta-me teus sonhos secretos...

Faz-me acreditar em utopias e em duendes, me leva a reinos encantados onde o palpitar do coração seja sinfonia.

Deixe tuas vestes ao relento, se agasalha em minhas fragilidades e construa tua potência em meu peito.

Permita que as incongruências de nossas vidas costurem o tecido de nossa ambiguidade.

Sigamos cegos nessa senda que pode nos levar ao desespero se nos perdermos um do outro.

E vamos dormir esse sonho eterno de depender ambos de nossas próprias ignorâncias.

.

Valdeck Almeida de Jesus

27 de setembro de 2019





Bem-te-vi não se aposenta

 

Todo dia, pela manhã,

ele e outro, em sinfonia,

tocam e cantam, sobre os prédios,

em frente da minha janela...

Tempo frio ou no verão,

com a mesma alegria,

me lembram de viver.

Eles não sabem de burocracia,

pirraça, estresse, boleto bancário;

Para os bem-te-vis, o sol é bússola e motivação;

Para mim, que não canto, nem voo,

o sol é despertador, me lembra das taxas,

reuniões, listas de compras, e obrigações...

Os bem-te-vis não se aposentam, só vive e aproveita.

No meu caso, a aposentadoria distante

não me deixa viver, nem cantar.

Preciso voar, trinar a voz, acordar com o sol

e viver como um bem-te-vi...

 

Salvador, 11 de julho de 2019

 

 


 

Comida só, não basta.

Casa só, não basta.

Escola só, não basta.

Trabalho só, não basta.

Hospital só, não basta.

Segurança só, não basta.

Arte só, não basta.

 

É preciso poder.

E poder corrompe ética, estética.

E precisa alternância.

E derruba democracia.

E tem golpe.

E tem traição.

E tem guerra.

E tem morte.

 

Valdeck Almeida de Jesus, 27.06.2019

 

 

 

 

In treta

we Triste...

.

VAJ, 21.06.2019

 

 


 

Amor Próprio

 

Simbolicamente

Já me mataram várias vezes

Exclusão de trabalho

Difamação silenciosa e sorrateira

Rasteira literária

Silenciamentos

Apagamentos

Não me enxergar de propósito

Riscar meu nome da lista

Negar minha produção

Desqualificar minha arte

.

Assalto a mão armada

Agressão física e verbal

.

Mas não me aniquilam

Tampouco me eliminam

Ainda...

.

Insisto rastejando

Insisto me insinuando

Insisto me amando

.

Quase passo ao além

Por conta do auto ódio

Injetado por terceiros

.

Hoje conto os dias

Horas e Segundos

Serei sempre o primeiro

Em minha lista de

Prioridades!

.

VAJ 20.06.2019

 

 


 

Lei da Monogamia

O homem pode ter mais de uma Conga. Mas não pode ter mais de uma Conja.

VAJ, 10.06.2019

 

 

A gente compra ovo na prateleira comum e guarda na galadeira.

Por quê?

 

VAJ 02.06.2019

 

 

 


 

Floresta de Prédios

 

Minha floresta de prédios

Não tem bananas

Jaca

Melancia

No meu pomar de edifícios

Só tem espigões

Não há pés de cajás

Não tem rio nem peixes

Não há toca, pedreira,

Não tem onça

Não tem pássaros

Não tem cachoeira

Na minha selva de pedra

Só tem polícia

Multa

Sinal de trânsito

Proibições

Na minha floresta de prédios

Há suicídios

Há genocídios

Feminicídio...

Minha floresta mata

 

 


 

Po pra tu

 

 

Amor em banho Maria

Banho de balde

Banho de cuia

Banho de ducha

Banho de chuveiro

Banho de mar

Banho de sol

Banho de lagoa

Banho de piscina

Banho de banheira

Banho de lua

Banho de língua

 

Quando é amor, todo banho, mesmo imaginário, tem um amor ao lado...

 

Calle Florida, 328 - Buenos Aires

Argentina

 

 

 

 


 

Colonização

Te vejo no espelho
Mas não vejo teu rosto
Do outro lado do Atlântico
Emoção me cega
O cone de trânsito
A roupa de policial sem carteira
Eu distante milhares de quilômetros
A cara concorrência Internacional
Meu sonho reprimido
Meu desejo abortado
Meu trânsito de uber
Meu celular sem senha
E você na multidão
Nublando meus olhos
Trancando meu coração
Pra conhecer outras paragens
Violência denominada
Meu sonho tolhido
Adiado para a aproxima
Encarnação

 

Parido na Calle Colonizacion
Montevideo, Uruguai
Quem é sabe
20.05.2019

 

 

 

 



 

Roubar é crime.

Morrer de fome, não...

Temos leis pra tudo (?).

VAJ, 02.12.2018


 

Zanga - Davi Nunes

Na velocidade de um tiro o blecaute racista é combatido. Vira cinzas no cotidiano, semeia amor nas encruzilhadas...

Debate a morte em vida, a impossibilidade de dormir com o racismo à solta. Esse racismo que humilha, aniquila... Há o desejo de não haver mais tiros e tiras.

Denuncia o enterro de Limas Barretos nas quebradas das cidades negras.

Solução? Mais Mestras de Capoeira, mais Jesus grafiteiro morador do Pelô, preservação dos cheiros de memórias e o sonho por paz. Parabéns, Mestre Davi Nunes. Obrigado por essa pérola zangada de letras e entrelinhas...

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 


 

Terra da Felicidade

 

Santo Antônio Além do Carmo: cinco mortos

Piedade: fome e miséria a céu aberto

Misericórdia: abandono

Terreiro de Jesus: limpeza étnica

Graça: higienização humana

Ladeira de Santana: lixo e cocô

Liberdade: exclusão e racismo institucional

São Tomé de Paripe: abandono

Santo Inácio: assassinatos em série

Santa Tereza: drogas e mortes

Bahia (Baía) de Todos os Santos: assassinos, racistas, machistas, lgbtfóbicos, transfóbicos...

 

Preferiria Terra do Desespero com espíritos do mal me deixando viver livre...

 

Inspiração no Pensamento Supérfluo 34, de Evanilton Gonçalves

 


 

Balada Literária da Bahia, 17.11.2018

O Chile tem páginas sangrentas escritas pela ditadura, mas tem também de resistência e solidariedade feitas por pessoas comuns; re-existência e reconstrução.

 

Antigo cárcere de presos políticos é o exemplo mais sublime, transformando em centro cultural e horta comunitária.

 

Já sabemos o que um período triste da história do Brasil fez conosco. Precisamos de mais democracia e menos repressão.

 

Valparaíso, Chile.

 

As ondas é que fazem o mar.

VAJ, 14.10.2018

 


 

Ponto de Vista

 

Daqui do chão

Tudo é tão grande...

Somos todos tão iguais

Estamos no mesmo plano

Deitados num colchão

 

Toda arrogância

Intolerância

Onipotência

Se torna nada

Quando tudo que temos

É apenas um papelão

 

Não se dorme de pé

O cargo não serve para nada

O carro e apartamento idem

Conta em banco não dá abraços

Viagem a Paris se apaga no tempo

Não andamos como cobras

 

A quentinha meio fria

É a refeição do dia

Ou da noite vazia...

O cimento da praça teu cobertor

O pingo de chuva um terrorista

E nenhuma oração de Marista

Vai anular tua dor

 

Daqui do chão nem terno ou gravata

Vai te fazer cidadão

Quando o maior bem da vida

Poderia ter sido a xícara no pires

E um pedaço de pão...

 

Um trapo de gente

Nem católico nem crente

Apenas um ser anormal

Esquecido de todos

Se tornando animal


 

Se ele morrer hoje

Vai demorar para sentirem a falta...
Nos saraus, muitos perguntarão (talvez);
No trabalho chato e repetitivo, sentirão no primeiro dia...
Será a única vez que não avisa, some sem dizer o motivo

A porta de casa, sem lâmpada acesa, não chama atenção;
Nenhum cachorro ou gato vai arranhar o tapete,
Até que o gigantismo e apodrecimento do corpo alastre a fedentina...

Os pilantras e saqueadores do país estarão muito envolvidos com suas rapinas...
Pensarão "já foi tarde" quando souberem, mas postarão falsas escusas nas redes sociais

Ah, os amores, esses, já estarão envolvidos em outros abraços...
O amor, aquele último, sim, pensará sobre a possibilidade que não houve.

Não tem como evitar o fone chamar até descarregar a bateria, a poeira tomar conta da casa, a geladeira abarrotar de gelo, as frutas apodrecerem junto com seu dono, o agora defunto...

Se ele morrer hoje, acharão os bichos de moscas em procissão escada abaixo, denunciando que não tem mais carne podre para comer...

09 de outubro de 2018

 


 

Hoje é aniversário de Lula.

Amanhã vou Haddad um presente a ele!

VAJ, 06.10.2018

 

Meu lugar é ser o estrangeiro em ambos os lados da fronteira...

VAJ, 03.10.2018

 

Uma imagem fala mais que mil palavras. Mas um silêncio diz mais ainda...

VAJ, 02.10.2018

 

Com quantos abraços se faz uma solidão?

VAJ, 29.09.2018

 

Poeta é um fingidor. Defende/ataca o que quiser. Mas não aceito a defesa de violências, reais ou simbólicas...

VAJ, 16.09.2018

 

Tenho 52 anos, já sofri (ainda) exclusões e violências. Ainda não fui assassinado com 20 tiros, 30 facadas, pedradas, estrangulamento. Tenho amigos que torcem por isso; votam por meu fim. Eles querem um país onde não tem lugar pra gente como eu...

VAJ 15.09.2018

 

Ser informado, formado, genial em artes não te faz humano. Pense no outro.

VAJ 15.09.2018


 

Gente Lesa

gera

Gente Lesa

 

07.09.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário